domingo, 14 de fevereiro de 2010

acho que o mês de agosto acabou...agora é final de fevereiro...

então..

o click me mostrou" a Clarice Lispector faz mt tempo..

e agora....é impressionante...orkuts...blogs....msn.....tudo...pelo menos uma vez por semana eu vejo alguma menção à Ela..

o que me intriga é:

- será que sempre foi sabida toda essa coisa boa que ela escreveu e eu era apenas a mais ignorante de todos?

- será que quem cita..conhece, ou apenas leu aquele" bendito e quase mais-que-perfeito trecho do que retrata o profundo da alma em qualquer lugar e, como toca (pois é claro que toca), resolveu fazer disso sua mensagem pessoal"?

- será que estou tão alheia às coisas, que simplesmente não sei se essa dúvida é boba demais...e não mereça nem ser respondida?


enfim...eu só sei que jamais vou esquecer do momento da barata no guarda-roupa..

Um comentário:

Click disse...

Bem, vamos por partes.
1- A Clarice sempre foi uma escritora bem vista aos olhos da crítica especializada, mas demorou um pouco a cair nas graças do público. Ainda assim, não se pode dizer que ela não tenha gozado de reconhecimento (merecido) e conseguiu isso ainda em vida. Foi uma mulher popular também porque, como é muito fácil de acontecer dentro dessa nossa cultura, cercaram ela de uma áurea de estranheza por conta das coisas que ela escrevia e você sabe que o povo gosta mais de pessoas estranhas do que de obras originais. Agora, com a internet, é claro que a popularidade dela cresceu bastante. Eu acho isso engraçado e vou dizer o porquê no 2.
2- Estava dizendo que achava engraçado isso da popularidade da Clarice ter crescido tanto porque me parece que ela se tornou uma válvula de escape para certas pessoas rasas assumirem uma postura de gente profunda, entende?! A pessoa cita a Clarice, diz que se identifica, quando, na maior parte das vezes, não teria uma frase a dizer sobre si mesma. É claro que é próprio das artes nos ajudar a entender quem somos, mas isso desde que nos identifiquemos primeiro com o que somos. Deu pra entender?! Tem gente que se identifica mais com a obra Clarice que consigo mesmo... eu acho isso engraçado!
3- É mais fácil aquele que pensar estar por dentro de tudo estar alheio às coisas do que aquele que vive e assume suas duvidas.

Beijão, Lua!